top of page
FASCIAL FITNESS
uma nova maneira de pensar o movimento

Trata-se de uma atividade física que favorece a performance corporal por fundamentar-se nas propriedades do tecido conjuntivo que envolve praticamente todos os tecidos do nosso corpo, em especial o tecido neuromusculoesquelético.
A maioria das lesões que sofremos não são lesões musculares mas sim do tecido conjuntivo, onde estão assentadas as fibras musculares.
Este tecido conjuntivo, a fáscia, é seis vezes mais inervada do que o músculo e altamente responsiva às lesões. Hoje sabemos por meio de vários trabalhos científicos que podemos "fortalecer" o tecido fascial (fáscia) através de exercícios apropriados, com ritmo e movimentos que promovem maior resiliência ao mesmo tempo em que estimulam a atividade celular dos fibroblastos e da matriz extracelular, fortalecendo assim a fáscia.
Devido às propriedades viscoelásticas da fáscia e sua responsividade neural, os exercícios realizados em cadeias miofasciais e com maior consciência proprioceptiva aumentam sobremaneira a sua elasticidade influindo em menor risco de lesão durante o treino e levando ao aumento da resiliência tecidual.
Após um período médio de seis meses de treino, obtém-se um corpo mais flexível e forte, além de melhorar a postura, a funcionalidade e a dor.
INDICAÇÕES:
- para todas as idades,
- na prevenção de leões,
- no auxílio a tratamento de lesões pré existentes ,
- para otimizar treinos em academias ou na prática de esportes.
BENEFÍCIOS:
- "fortalecer " o sistema fascial que dá suporte a todos os nossos músculos e ossos,
- aumentar a resiliência do sistema musculoesquelético diminuindo a chance de lesões,
- gerar consciência do movimento,
- melhorar a postura,
- tonificar e modelar o corpo,
- ganhar elasticidade e força muscular,
- estimular a coordenação e o equilíbrio,
- dar suporte no pré e pós treino ,
- alívio de dor e proteção articular,
- ganho de energia e bem estar.
bottom of page