top of page
1.png

"Suas Palavras Revelam seu Momento.

Seu Corpo Revela sua História."

                           Vera Borsatto.

1.png

  Postura

        Nossa postura começa a ser determinada no momento em que somos gerados, na vida intrauterina, através dos genes recebidos dos nossos pais. Pouco a pouco vamos tomando forma e desenvolvendo nossos ossos, músculos, crânio, de onde brotará um ser que se expressará nos primeiros meses de vida pelo seu desenvolvimento neuropsicomotor , entre sorrisos e choros.

                           

     Crescemos, e ao longo da nossa história harmonizamos nossos gestos, expressão visível do nosso pensamento, vontade, dores e prazeres. O mundo à nossa volta busca uma comunicação incessante conosco e, pouco a pouco, vamos aprendendo a "conversar" com ele. Nossa expressão corporal, muito mais do que nossa linguagem oral, retribui nessa troca constante com o ambiente e marca nosso corpo esculpindo através do tempo nossa forma, nossa postura, nosso ser corporificado.  A nossa linguagem dá forma ao nosso corpo.

 

7558.jpg

       Cada gesto repetido e cada tensão física ou emocional vivida vai deixando marcas. Emoções ignoradas ou rejeitadas são amplificadas ao longo de nossas vidas. A aceitação incondicional das nossas emoções, sem exceção, incluindo as complicadas e difíceis, é o pilar da resiliência e do crescimento emocional e físico. Quando estamos com medo, apreensivos diante de uma situação cujo desfecho não depende somente de nossas decisões, criamos uma cadeia de eventos internos deflagrados pela liberação de substâncias químicas que resultarão em contrações de músculos profundos, estreitamente relacionados com a respiração, o que nos leva a uma postura de fechamento de diversas articulações vertebrais, além de produzir vários efeitos no sistema circulatório, digestório, adrenal, imunológico, entre outros.

         Se além de tudo isso adicionarmos hábitos de vida, como o sedentarismo ou a postura de longa permanência no trabalho, e também a repetição de movimentos realizados no esporte de nossa preferência ou na ginástica, teremos a combinação perfeita para esculpirmos nosso corpo. Ou seja, nossa postura conta nossa história. Ela carrega em seu conjunto parte da genética, nossos hábitos, traumas físicos e emocionais, doenças,  e assim demonstra quem somos e o que pensamos, podendo  nos predispor ao desconforto, dor e até lesões ao longo de nossa vida ou ser a expressão máxima do nosso prazer e bem estar conquistados.

Modelos Posturais segundo Godeliève-Denys Struif

post 4.jpg

Foto: godelieve denys-struyf

       "A postura não é determinada pela consciência - ela é um sistema complexo, inconsciente, que se organiza através de nossos olhos, boca, pés, labirinto, sistema mioarticular, sistema viceral, e nossas emoções, sob o comando do sistema nervoso central."

                                                                             Vera Lucia Borsatto.                                                              

CLÍNICA

FISIOTERAPEUTA

Copacabana

Rua Xavier da Silveira, 45 – Sl. 203 / 306 e 307

Copacabana

Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Cep: 22061-010

Horário de Funcionamento de Segunda a Sexta

de 8:00h às 20:00h

Responsável Técnica: Vera Lucia Borsatto CREFITO: 2532-F

E-mail

Telefones

+55 (21) 9 8873 4887 

 

REDES SOCIAIS

Siga nas redes

NEWSLETTER

Receba nossas novidades

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

Vera Borsatto 2016 © - Todos os Direitos Reservados

bottom of page